sábado, 02 março 2024
A+ R A-

ESPAÇO DA CIDADANIA

  • Categoria: Direção
  • Publicado em quarta-feira, 26 agosto 2020 14:00
  • Escrito por humbertonascimento
  • Acessos: 5351

De acordo com o previsto no Plano Anual de Atividades irá ser dinamizado pelas diversas turmas o ESPAÇO DA CIDADANIA, no portal do Agrupamento, destinado a divulgar o seu trabalho na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Pretende-se:

  • Promover o pensamento crítico e eticamente comprometido;
  • Promover a desconstrução de estereótipos e da defesa da não discriminação, da igualdade e da dignidade de todos e de todas;
  • Promover processos de aprendizagem participativos, colaborativos e horizontais;
  • Promover aprendizagens que interliguem diferentes saberes e níveis de análise.

Todas as semanas teremos aqui o trabalho efetuado por uma turma.

Esta semana:

 

12.º ano - Turma B (29 de maio a 2 de junho)

O tema “Sustentabilidade foi, ao longo do 2º período, trabalhado por todos os elementos da turma. Com recursos a ferramentas digitais variadas (Wakelet, kahoot, educaplay, wordwall …) os alunos mostraram muito empenho e criatividade. O poema que abre o trabalho é inédito, da autoria da aluna Inês Macedo.

Este trabalho abrange os diversos ciclos de ensino, que vão desde o 1º ciclo ao ensino secundário. As atividades são divertidas pelo que a turma procurou aliar, conhecimento, divertimento e responsabilidade cívica e ambiental.

Parabéns a todos os envolvidos.

Link para o trabalho desenvolvido: https://wakelet.com/wake/1A6yRqwrnQQgghFYm0OBy

VOLUNTARIADO

 

A atividade “Voluntariado” foi desenvolvida ao longo do 1º Período. Os alunos do 12º ano, turmas A e B, e os alunos da Associação de estudantes juntaram-se a uma nobre causa. Orientados pelas respetivas DT, fizeram uma lista de bens essenciais que foram trazendo para a escola. As DT, cederam os cabazes (era só para ser um, mas as expetativas foram ultrapassadas, acabando para se encherem dois). As mesmas – DT, contribuíram também com bens essenciais.

De salientar que o ideal seria que estes contributos abrangessem o ano inteiro. A entrega dos cabazes aconteceu no dia 16 de dezembro, na Câmara Municipal de Murça.

A todos os envolvidos, obrigada

CORAÇÃO CHEIO!

 

SAÚDE MENTAL

 

O tema saúde Mental e prevenção de violência foi o primeiro tema a ser desenvolvido pelos elementos da turma do 12ºB. O conceito de “saúde mental” é um tema cada vez mais pertinente para ser abordado em qualquer contexto social dado que, da mesma forma que a “saúde” não é apenas a ausência de doença, também a saúde mental é mais do que apenas a ausência de perturbação mental. Neste sentido, tem sido cada vez mais entendida como o produto de múltiplas e complexas interações, que incluem fatores biológicos, psicológicos e sociais. 

Vivemos um tempo em que se refere cada vez mais o conceito de saúde mental, consequência do período conturbado que vivemos.

No sentido de verificarmos qual a importância do tema no meio social que integramos, a turma do 12ºB, aplicou (na comunidade educativa), um inquérito, recolheu e analisou os dados daí resultantes e que foram apresentados pelas alunas Inês Macedo e Maria Ribeiro, com o contributo de alunos referidos em vídeo.

A todos a turma do 12º B agradece.

 

LITERACIA FINANCEIRA

 

No âmbito do Projeto de Cidadania (Tema Literacia Financeira) decorreu no dia 16 de março, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Murça, uma palestra relativa ao tema supracitado. A convidada para apresentar o tema foi a Exma. Sra.Engª. Fátima Maio, gerente da Caixa Geral de Depósitos de Murça, que desde o primeiro contacto efetuado, se prontificou com entusiasmo em promover a sessão/palestra. Dos PowerPoint realizados enviamos um como exemplo.

A mesma (palestra), foi dinamizada pelas turmas do 12º A e B, sob a orientação das respetivas DT´s e ainda com o valioso contributo da coordenadora da BE, a professora Lina Cabral. A docente Elsa Samões de Aplicações Informáticas também marcou presença. 

No início houve um pequeno momento lúdico. A apresentação desse momento esteve a cargo dos alunos Maria Ribeiro (12º B) e Rodrigo Cardoso (12ºA). Seguiram-se depois as vozes de Inês Macedo (12ºB) e   Ruben Afonso (12ºA) que deram voz a dois poemas de Jorge de Sena. Abrilhantaram ainda este primeiro momento as alunas Matilde Parra – voz (10º A) e Leonor Videira - guitarra (11ºA). Depois seguiu-se então a apresentação. A mesma (apresentação), foi bastante dinâmica com perguntas e respostas pertinentes e extremamente importantes na conjuntura atual.

A todos os envolvidos obrigada.

 

EMPREENDEDORISMO

Para o tema “O trabalho/empreendedorismo” promoveu-se, na BE um debate/ palestra, no dia 5 de maio. Os moderadores foram Gonçalo Requeijo e Carlos Lourenço. Os moderadores e respetivos grupos (a favor e contra) foram sorteados aleatoriamente. Todos tentaram contribuir, sendo, no entanto, de salientar o excelente desempenho da aluna Maria Ribeiro, que defendeu a sua posição a favor das condições de trabalho/ empreendedorismo em Portugal.

 O tema decorreu em torno das questões seguintes:

- O que reserva Portugal para o futuro dos jovens trabalhadores?

- Estarão os jovens de hoje aptos para enfrentar o mundo do trabalho?

As principais fontes pesquisadas entre outras : pordarta; O mundo do Trabalho - Aula 1 - Bing video

Quando crescer, o que quero ser? - RTP Ensina

Portugal, Paraíso Digital - RTP Ensina

O Trabalho no Futuro | Documentário - Bing video

Melhor Vídeo Motivacional TRABALHO EM EQUIPE - Bing video

 

12.º ano - Turma A (22 a 26 de maio)

 

DESENVOLIMENTO SUSTENTÁVEL

Literacia financeira e educação para o consumo

Saúde mental - o sono

Voluntariado 1

Voluntariado 2

Brochura para paisagismo funcional com hortifruti verde

Preservação da água

Preservação da água 2

 

11.º ano - Turma B (15 a 19 de maio)

11.º ano - Turma A (de 8 a 12 de maio)

10.º ano - Turma B (de 2 a 5 de maio)

 

>

 

10.º ano - Turma C (de 27 a 31 de março)

11.º ano - Turma C (de 20 a 24 de março)

 

12.º ano - Turma C (de 13 a 17 de março)

 

9.º ano - Turma B (de 6 a 10 de março)

 

Em Cidadania e Desenvolvimento têm sido desenvolvidas várias atividades, das quais apresentamos algumas.

 

O início de cada ano letivo é um novo ponto de partida!

O 9.º ano completa um ciclo de aprendizagem e termina com provas nacionais, por isso é desafiante e são essenciais muitos “ingredientes” para o desejado sucesso. Há muitos fatores que nos levam a alcançar o que desejamos e que nem sempre são visíveis. Esta imagem está no placard na nossa da nossa sala, para que nunca nos esquecermos que o sucesso é só a pequena ponta do iceberg!

 

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado anualmente a 10 de dezembro, (data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1948). O Agrupamento de Escolas de Murça comemorou esta data, e foi proposto a cada turma que explorasse um dos 30 direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e o apresentasse numa cartolina. Coube-nos em sorteio o artigo 27º e este foi o nosso trabalho, que depois foi apresentado à comunidade educativa.

 

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Tolerância, foram visualizadas e discutidas duas pequenas curtas-metragens sobre este tema (Academia UBUNTU).

           

No âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde, falámos sobre adolescência e fizemos uma atividade sobre a “Imagem do corpo” - a influência que os meios de comunicação social exercem sobre a imagem. Elaborámos cartazes e o tema foi discutido por todos.

 

Este ano está a ser desenvolvido o tema “Desenvolvimento Sustentável”.

 

Em 2015 foi adotada por todos os estados-membros das Nações Unidas a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, onde estão definidas as prioridades e desejos do desenvolvimento sustentável para essa data. São 17 objetivos que procuram mobilizar todos os países num esforço comum para se atingirem essas metas. Para além de pequenos vídeos que já explorámos sobre os objetivos, também realizámos uma atividade direcionada para a sustentabilidade ambiental e foram elaborados alguns cartazes que pretendem focar-se em algumas das pequenas ações do nosso quotidiano que podem fazer toda a diferença!

 

 

 

A nossa turma aderiu novamente ao Projeto “10 minutos a ler” e uma das disciplinas envolvidas é Cidadania e Desenvolvimento.

 

Até ao final do ano letivo continuaremos a desenvolver atividades que nos ajudam a desenvolver/consolidar competências, que nos permitem aprender, crescer e sermos cidadãos cada vez mais conscientes da nossa influência no mundo!

 

9.º ano - Turma A (de 27 fevereiro a 3 de março)

8.º ano - Turma B (de 13 a 17 de fevereiro)

 

 

8.º ano - Turma A (de 6 a 10 de fevereiro)

7.º ano - Turma B (de 30 de janeiro a 3 de fevereiro)

 

 

7.º ano - Turma A (de 23 a 27 de janeiro)

 

6.º ano - Turma C (de 16 a 20 de janeiro)

 

6.º ano - Turma B (de 9 a 13 de janeiro)

 

5.º ano - Turma C (de 12 a 16 de dezembro)

5.º ano - Turma B (de 5 a 9 de dezembro)

 

5.º ano - Turma A (de 28 de novembro a 2 de dezembro)

 

6.º ano - Turma A (de 21 a 25 de novembro)

 

9.º ano - Turma C (de 2 a 6 de maio)

 

9.º ano - Turma B (de 25 a 29 de abril)

Trabalhos desenvolvidos

Sustentabilidade do planeta Terra

             

 Figura 1- Sustentabilidade

 

No âmbito dos Domínios de autonomia curricular e do PES a nossa turma está a trabalhar “A saúde e os primeiros socorros”.

Nesse sentido desenvolvemos duas atividades:

 - dois bombeiros vieram à nossa sala exemplificar o socorro em diversas situações;

- nós fomos ao primeiro ciclo e divididos em grupos estivemos em todas as turmas a fazer apresentações de “como ligar para o 112 numa situação de emergência”. Esta atividade foi preparada com a nossa diretora de turma.

 

Atividade sobre os PRIMEIROS socorros (colaboração dos bombeiros Patrícia e Afonso, os nossos agradecimentos)

                                                        

 Figuras 2 e 3- como socorrer vítimas de engasgamento- Manobra de Heimlich

Figuras 4, 5 e 6- Assistindo à explicação

 

Atividade no centro escolar-Como ligar para o 112?

Depois de aprendermos fomos passar a mensagem para os alunos do primeiro ciclo.

Aqui tivemos a colaboração da enfermeira Laurinda e de todas as professoras.

Figuras 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14 – a nossa atividade no primeiro ciclo.

Em todas as turmas fomos muito bem recebidos e os alunos gostaram da atividade, sobretudo ficaram a saber o que devem fazer no caso de precisarem de pedir socorro. Levaram ainda para casa um cartão para colocarem dados sobre morada e o número de telefone para mais fácil acesso.

Deixamos em cada sala um documento para afixar sobre como ligar para o 112.

 

 

9.º ano - Turma A (de 28 de março a 1 de abril)

 

 

8.º ano - Turma B (de 21 a 25 de março)

 

Em Cidadania e Desenvolvimento têm sido desenvolvidas várias atividades, das quais apresentamos algumas.

 

O início de cada ano letivo é um novo recomeço! Novas aprendizagens, importantes conquistas, por isso é importante termos sempre presentes mensagens importantes que estão no placard da nossa sala, para nunca nos esquecermos delas!

Cada semana um aluno escreve uma frase que possa servir de motivação e inspiração para toda a turma!

A Segurança Rodoviária é muito importante! Discuti-la, é essencial para promover, desde jovens, a aprendizagem de comportamentos seguros. A atitude cívica individual de cada um faz a diferença para todos.

Foram elaborados panfletos com algumas informações e alertas para que possamos circular em segurança!

            

Este ano está a ser desenvolvido o tema “Igualdade de Género”.

Para além de pequenos vídeos que já explorámos, também realizámos uma atividade sobre as crenças e os estereótipos de género nas atividades profissionais.

A nossa turma aderiu ao Projeto “10 minutos a ler” e uma das disciplinas envolvidas é Cidadania e Desenvolvimento.

São 10 minutos em que embarcamos em aventuras e fantasias, no mundo dos livros! Lemos e aprendemos!

No âmbito da Educação Ambiental, tema transversal do 3.º ciclo, desenvolvemos uma atividade que nos permitiu refletir sobre as alterações climáticas, suas consequências, ameaças inerentes e possíveis soluções.

  

Alguns elementos da Equipa multidisciplinar PIICIE juntamente com as técnicas de apoio especializado do Agrupamento tem vindo a realizar algumas sessões com a turma, nomeadamente sobre gestão de emoções e empatia, temáticas importantes da adolescência, abordadas com dinâmicas muito interessantes.

Até ao final do ano letivo continuaremos a desenvolver atividades que nos ajudam a desenvolver/consolidar competências, que nos permitam “Aprender, aprender, aprender”.

 

 

8.º ano - Turma A (de 14 a 18 de março)

 

 

 

 

 

7.º ano - Turma B (de 7 a 11 de março)

7.º ano - Turma A (28 de fevereiro a 4 de março)

 

 

 

6.º ano - Turma B (21 a 25 de fevereiro)

 

 

6.º ano - Turma A (14 a 18 de fevereiro)

 

 

5.º ano - Turma C (7 a 11 de fevereiro)

 

5.º ano - Turma B (31 de janeiro a 4 de fevereiro)

 

 

5.º ano - Turma A (24 a 28 de janeiro)

 

12.º ano - Turma C (17 a 21 de janeiro)

 

12.º ano - Turma B (10 a 14 de janeiro)

 

 

 

12.º ano - Turma A (13 a 17 de dezembro)

Diferenças culturas, históricas e sociais nos comportamentos 1

Diferenças culturas, históricas e sociais nos comportamentos 2

O assédio

Orientações sexuais - Assédio

Sexualidade

 

1.º ano - Turma A (1.º período)

No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, durante o mês de novembro e dezembro, a turma do 1.º A trabalhou o tema "Os direitos das crianças e a família".

 

11.º ano - Turma C (6 a 10 de dezembro)

 

A Sexualidade 

Afetos e Sexualidade

Sexualidade na adolescência

 

 

11.º ano - Turma B (29 de novembro a 3 de dezembro)

VAMOS SALVAR O PLANETA!

 

 

 

 

11.º ano - Turma A (22 a 25 de novembro)

Educação Ambiental

 

Visionamento do documentário

          Home, O Mundo é a Nossa Casa

Trabalhos de grupo

Domínios: Educação Ambiental

 

No âmbito do Projeto Integrador «Primeiros socorros»,foi dinamizada uma sessão de trabalho com a colaboração da equipa do Centro de Saúde:

                   - como utilizar o número de Emergência - 112

                                           - posição lateral de segurança.

 

PRIMEIROS SOCORROS 1

 

PRIMEIROS SOCORROS 2

 

Aplicação do ácido acetilsalicílico (AAS) nos primeiros socorros

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

 

10.º ano - Turma C (15 a 19 de novembro)

Os alunos do 10º ano, do curso profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, debateram o tema da Igualdade de Género, expondo os seus pontos de vista, analisando as diferentes perspetivas sobre o tema e concordando sobre a necessidade de um maior equilíbrio entre os géneros e da erradicação de preconceitos.

Em relação à igualdade de género, foi referido que esta não significa que as mulheres e os homens sejam iguais, mas que os direitos, responsabilidades e oportunidades que lhes são inerentes não devem depender do facto de terem nascido homens ou mulheres. Este tema promove o desenvolvimento sustentável centrado nas pessoas e é uma condição fundamental para uma sociedade mais justa e cívica.

Os alunos decidiram criar um poster que mostrasse a sua postura perante este assunto. Os rapazes e as raparigas da turma trabalharam em equipa para a sua consecução.

Deixamos aqui o produto final do seu trabalho.

 

10.º ano - Turma B (8 a 12 de novembro)

 

 

10.º ano - Turma A (1 a 5 de novembro)

 

No âmbito do projeto da turma

 

 

na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foram realizados alguns trabalhos sobre a Saúde Mental.

 

Ansiedade

https://prezi.com/view/RvkOngBYMTbKEN7ykzry/

 

Trabalho sobre a Depressão

https://prezi.com/view/VwX5FtI8qYl2MinU3Ddf/

 

 Trabalho sobre a Esquizofrenia

 

Transtornos alimentares

 

 

 

6.º ano – Turma A (3 a 7 de maio)

 

Roteiro - Lisboa

Alimentação com adivinhas e provérbios

Como parar de fumar 

Modelos de desenvolvimento sustentável 

 

 

12.º ano – Turma A (15 a 19 de março)

 

Apresentação- voluntariado

Educação para a Igualdade de Género

Igualdade de género- Pessoas que se destacam

Integração da comunidade cigana

Trabalho de cidadania - educação para o empreendedorismo

Voluntariado-Erradicar a pobreza e a fome

 

 

11.º ano – Turma B (01 a 05 de março)

 

11.º ano – Turma A (22 a 26 de fevereiro)

 

 

10.º ano – Turma B (1 a 5 de fevereiro)

 

10.º ano – Turma A (25 a 29 de janeiro)

 

Outubro Rosa – “Onda Rosa à janela”

Natal

Durante o 1.º Período, em Cidadania e Desenvolvimento, foi tratado o tema Saúde Mental.

 

Anorexia na adolescência

Doença do sono

O autismo

Saúde mental

Saúde mental nas crianças e jovens

 

No âmbito do projeto da turma – A COVID-19 e a Sustentabilidade – na disciplina de Biologia e Geologia A foram realizados alguns trabalhos sobre a COVID-19.

A saúde do adolescente em tempos de Covid

A saúde dos adolescentes em tempos de COVID-19- BG

Covid-19 e insegurança alimentar e nutricional

Covid-19 e o trato gastrointestinal

Distanciamento social

Resumo do artigo -Definição de caso suspeito da Covid 

Resumo do artigo -desafios e oportunidades para a telessaúde em tempos de pandemia 

 

 

9.º ano – Turma B (18 a 22 de janeiro)

 

CULTURA PORTUGUESA

CULTURA BRASILEIRA

EUA

 

 

 

 

9.º ano – Turma A (11 a 15 de janeiro)

 

INTERCULTURALIDADE

BRASIL

ÍNDIA

MÉXICO

NORUEGA

RÚSSIA

VIETNAME

 

 

8.º ano – Turma C (14 a 18 de dezembro)

Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento foi trabalhado o Bem-estar socioemocional no regresso à escola, tendo como aspetos essenciais: o sentimento de pertença à turma e à escola; a reflexão sobre a nova realidade da escola e o sentimento de segurança. Estas reflexões foram expressas em mensagens e desenhos.

Contribuição do 8.º C na atividade “Onda Rosa à janela”, promovida pela equipa PES, com a elaboração de duas decorações alusivas ao tema, com o intuitode que a consciencialização e a partilha de informação sejam o 1º grande passo da luta contra o cancro.

Neste período a turma esteve em isolamento profilático e foi assim que nos sentimos.

 

 

8.º ano – Turma B (07 a 12 de dezembro)

 

 

7.º ano – Turma B (30 de novembro a 4 de dezembro)

Em Cidadania e Desenvolvimento têm sido desenvolvidas várias atividades, das quais apresentamos algumas.

Uma das tarefas realizadas foi escolher uma “palavra-chave” para este ano letivo; algo que foi considerado essencial para que este ano escolar possa ser tudo aquilo que cada um ambiciona!

Tendo presente cada uma das palavras-chave e não esquecendo tudo o que somos, podemos chegar longe!

No âmbito do PES (Projeto de Promoção e Educação para a Saúde) do Agrupamento de Escolas de Murça, que se associou ao Núcleo de Murça da Liga Portuguesa Contra o Cancro participámos no desafio à "Onda Rosa à janela", assinalando o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama e alertando para esta causa.

Para lembrar o Dia Nacional do Não Fumador, cada aluno escolheu uma frase de alerta para os malefícios do tabaco, tendo sido elaborado um cartaz.

Este ano vai ser desenvolvido pela turma um projeto sobre o tema da sustentabilidade e educação ambiental: “Abraça o teu planeta!”. Enquanto cidadãos é importante estarmos alerta para a necessidade da preservação do ambiente!

Ainda estamos na fase inicial do nosso trabalho, mas já foram feitos desenhos que servem de ponto de partida para esta aventura!

 

 

7.º ano – Turma A (23 a 27 de novembro)

 

 

8.º ano – Turma A (16 a 20 novembro)

Este ano regressamos à escola e os nossos professores propuseram-nos diversas atividades, para o nosso BEM-ESTAR SOCIOEMOCIONAL NO REGRESSO À ESCOLA

 

Tivemos uma sala só para nós – o vermelho 3.

Quisemos dar-lhe um toque pessoal da nossa turma. Daí nasceu um DAC (Domínio de Autonomia Curricular):

A NOSSA SALA, O NOSSO MUNDO!

Decorar a sala de aula com a temática dos grandes biomas mundiais com a participação ativa de diversas disciplinas.

 

Mãos à obra… mas sempre de acordo com as normas de segurança!

 

E, assim, começou a crescer a nossa ideia…

 

Agora, que já temos o nosso espaço, podemos continuar a crescer na construção das nossas aprendizagens e no desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, na escola!

 

E, assim, vamos trabalhando nas diversas disciplinas…

 

 

 

 

E, NÃO VAMOS PARAR POR AQUI…

 

PORQUE, A NOSSA SALA, É O NOSSO MUNDO!